Samba e amor

Tenho muito sono de manhã

segunda-feira, 16 de maio de 2005

Vivendo numa grande paranóia

Pra variar, muito engraçado o Saiu Gosminha, blog do querido Ivan. Nesse post aqui, ele fala sobre a paranóia de um quadro do Fantástico, o Dr. Bactéria, que mostra que há perigo de contaminação em praticamente todos os nossos hábitos do cotidiano (pleonasmo?). Por essas e outras, eu não vejo Fantástico.

Mas isso me lembra uma discussão que volta e meia eu tenho: da Modernidade pra cá, a ciência virou a nova religião. Ou seja: o que ela diz, é lei. Algo que tem o status de "cientificamente comprovado" é considerado infalível.

Na prática, vemos que não é bem assim. A ciência cada hora nos brinda com uma nova verdade: uma hora vinho faz mal, outra hora é essencial pra boa saúde. Eu podia citar milhões de exemplos. Imagina se a gente vai decorar a lista de proibições e de recomendações? E pior: pra na semana seguinte desmentirem tudo.

Sem contar que sempre tentar proibir tudo o que é bom, né? Em termos de comida, de sexo etc. É uma grande discussão filosófica, aliás: até que ponto o Estado (através dos mais diversos meios e ramificações) tem o direito de intervir na vida particular de alguém?

1 Comments:

  • At 6:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    Realmente é foda, o lance deles é colocar terror em nossas fracas mentes.

    E por isso que sou a favor da filosofia do Metre Rauldo Santos Seixas: Faz o que tu queres que há de ser tudo da lei!

     

Postar um comentário

<< Home