Samba e amor

Tenho muito sono de manhã

terça-feira, 13 de março de 2007

Sobre dietas

Fazer dieta, para pessoas como eu, é MUITO chato. A começar pelo óbvio: se estou acima do peso, é porque gosto de comer (tá bom, beber também). E comer coisas que engordam, é claro, senão não engordava. Isso me lembra meu irmão mais velho, há alguns meses, com a sutileza que só os irmãos têm: "Como é que você conseguiu essa barriga?" Comendo, ué. Como as pessoas engordam, senão comendo? Levando-se em conta que somente uma porcentagem reduzida dos obesos tem problemas hormonais (e eu pelo menos não sou obesa, só estou acima do peso), em geral quem engorda normalmente é porque está comendo demais. Simples.

Depois porque o mundo parece conspirar contra quem está de regime. Moro numa rua sem praticamente nenhuma vida social. Pois acaba de abrir um 'boteco-chique' (ou pé-limpo, como dizem) quase em frente ao meu prédio. E no tal bar, garçons ficam passando com coxinhas, espetinhos, bolinhas de queijo e quetais - que, é claro, te deixam com MUITA fome. Você SABE que em algum momento vai acabar comendo alguma daquelas coisas. Pouco tempo depois, abriu um café. Com pães, bolinhos, quiches etc. Muito carboidrato e doce, que estão entre as melhores coisas da vida, sem dúvida alguma. Por falar em doce, já perdi a conta dos aniversários na 'firma' desde que resolvi controlar calorias. Toda hora tem torta. "Come um pedacinho", dizem. Imagina. Uma fatia de bolo tem mais calorias que uma refeição completa de um dietético. Pra chegar num extremo, hoje eu acordo e tem um CAFÉ-DA-MANHÃ SURPRESA pra um tio meu na MINHA casa. Quem disse que seria fácil?

Sem contar que quando se está de dieta não se pára de pensar em comer. Porque, normalmente, quem está precisando emagrecer AMA comer. São pessoas de alma gorda, tipo eu. Comer é um prazer, um momento de lazer, que nem ir ao cinema. A coisa fica pior ainda se você trabalha com o assunto: tem que ver, comentar, mas não pode tocar. Oh vida, oh azar.

Pra piorar, quem está de regime fala no assunto o tempo todo. Afinal, se a pessoa pensa em comida o tempo todo, tem que resistir o tempo todo. Não é um esforço enorme? Então como não falar sobre esse ato heróico que é deixar passar tantas maravilhas que existem nesse mundo?

E, como se não bastasse, quem passa muitas horas no trabalho, como yo, e não tem muitas opções, acaba sofrendo com o tédio da rotina alimentar. Imagine todos os dias à tarde ter que se contentar com variações de um sanduíche feito com pão árabe, queijo minas, blanquet de peru, alface, tomate e orégano. Já comi com todos os ingredientes. De minas com tomate e orégano. De minas com peito de peru. Minas com salada. Só minas. Pior que isso, só se imitar uma amiga e comer pão árabe só com tomate e orégano. Assim, uma bruschetta de pobre. Ou de magro, quem sabe.

1 Comments:

  • At 5:24 AM, Blogger Leticia said…

    deixa de ser reclamona.
    daqui a pouco vc se conforma... tipo eu. totalmente conformada.
    .
    .
    .
    ou quase. hoje eu tentei comprar um potinho de haagen dazs no carrefour, mas... não tinha. ah, as maravilhas da vida na roça!
    e não diga que eu não tenho alma gorda, porque isso é mentira.

     

Postar um comentário

<< Home